Chair: Maria Jose Abasolo Guerrero
Jorge Abreu, Rita Oliveira, Nuno Oliveira
Resumo. O ecossistema SecurHome TV tem por objetivo alertar para potenciais situações de risco em que se encontrem pessoas idosas, tendo como ponto de partida a sua atividade doméstica. Para tal, o ecossistema é composto por três componentes principais: i) uma aplicação de televisão interativa que monitoriza, de forma não intrusiva, a interação do sénior com a sua televisão; ii) uma WebApp destinada ao respetivo cuidador, que lhe permite compreender o con- texto associado a alertas; e iii) um portal web de administração que permite agendar lembretes diários de tomas de medicamentos, consultas e exames médicos a realizar. O ecossistema SecurHome TV permite, assim, monitorizar a atividade doméstica do sénior, através do seu normal televisor, detetando desvios ao seu padrão de consumo televisivo e de interação com o sistema, bem co- mo atrasos nas tomas de medicamentos, os quais são devidamente ponderados através de um complexo algoritmo de emissão de alertas. Este artigo apresenta a pertinência de se utilizar a televisão como um elemento central na monitorização da atividade doméstica e descreve o ecossistema SecurHome TV, com especial ênfase no algoritmo de emissão de alertas.
Palavras-chave: Seniores, Monitorização, Atividade Doméstica, Televisão, Alertas.
Daniel Carvalho, Telmo Silva, Jorge Abreu
Abstract. The remote control, a device that is already part of everyday life, is still the preferred via of interaction with the TV-set. However, using the remote control can sometimes be difficult or even impossible for certain persons, such as older adults, who may have physical or cognitive problems. Some of the difficulties in using the remote control come from memory problems, deterioration in the coordination of movements, tremble hands, grasping issues, finger imprecision and visual impairments. In this context, the aim of this study was to understand in detail the difficulties that older adults have using the remote control and what alternative solutions have been adopted to overcome these problems. Thus, a review of studies from the last five years was carried out, in order to understand how the remote control physical interface is composed, for what functions or operations it is usually used, what are the main impairments on its use and what solutions, or requirements were, or might be, adopted to help older adults to use the remote control leading them to a better user experience.
Keywords: Older Adult, Remote Control, Interface.
António Pinho, Mário Vairinhos, Patrícia Oliveira, Óscar Mealha
Abstract. O envelhecimento progressivo da população é um fenómeno confirmado da atualidade. Neste contexto, um dos maiores problemas do público sénior é a degradação da sua qualidade de vida no decurso do seu processo de envelhecimento. Assim, a promoção continuada da sua independência e autonomia permitirá a manutenção eficaz da sua integração na sociedade e irá contribuir de forma positiva para o acréscimo da sua qualidade de vida.
A experiência de interação com a TV apresenta-se como uma atividade do quotidiano pouco intuitiva e complicada para a maioria dos seniores. Neste enquadramento, a mediação tecnológica pode desempenhar um papel importante na resolução deste problema.
O cubo SIX é uma interface tangível, sob a forma de um cubo, que possibilita a mudança de canal e a realização de outras ações de interação com a TV, quando uma das 6 faces está voltada para cima, constituindo-se como uma solução alternativa ao telecomando de TV. O presente artigo reporta o processo de ideação e prototipagem do SIX 2.0, uma versão que visa melhorar a proposta de interface tangível original. As funcionalidades, morfologia e estética do protótipo inicial foram aperfeiçoados e foi realizado um estudo de caso com um utilizador final sénior em contexto real de uso doméstico.
Keywords: Interface tangível, Televisão, Cubo, Impressão 3D, Telecomando, Seniores.
Magdalena Rosado Alvarez, Maria José Abásolo, Telmo Silva, Magdalena Rosado
Resumen. La inmersión de la tecnología en diversos ámbitos de la vida cotidiana ha permitido facilitar procesos que involucran la calidad de vida de la población mayor independiente. El presente proyecto, involucra el estudio de elaborar una aplicación con contenidos interactivos en TVDi para reducir las alteraciones de la marcha en el adulto mayor, presentado primero las consideraciones para la evaluación de la condición funcional a través de un test que se creará y validará, planes de ejercicio localizados, luego se muestra el proceso a considerar para el diseño funcional que tendrá la aplicación interactiva y los pasos de cómo se planifica la evaluación del estudio.
Palabras clave: Adulto mayor independiente, Test de marcha, Plataforma, Ejercicios Interactivos, televisión