Chair: Patrícia Oliveira
Bernardo Cardoso, Jorge Abreu
Abstract. The variety of video content sources is increasing every day, ranging from linear broadcast TV to multiple providers of video streaming over the inter- net. However, most of this content is made available to the users in completely disconnected ways, even when provided in the same device. A short time ago the research team of the UltraTV project found that users were keen to try more unified ways to access this type of content. This paper revisits content unification, a major topic on the UltraTV’s research agenda, by assessing how major contemporary commercial video platforms, in this case, the four most popular streaming media devices (SMD) in North America, addresses the most noteworthy topics of UltraTV’s content integration concepts: multi-source content discovery, integration vs multi-app approach, transversal search, embedded player vs deep link- ing and multi-profile support.
Keywords: Content Integration, UltraTV, Streaming Media Devices.
Valdecir Becker, Matheus Cavalcanti, Thiago Silva, Jordan Elias, Daniel Gambaro
Abstract. Este artigo propõe o uso de interface cérebro máquina (ICM) para o aprimoramento das recomendações de conteúdo em sistemas de áudio e vídeo sob demanda. Revisões da literatura têm demonstrado falhas na alimentação dos algoritmos utilizados atualmente, resultando em problemas na eficácia e eficiência das recomendações. A partir do método do Design Science Research, descreve-se a arquitetura do sistema baseada no uso de uma touca de eletroencefalograma (EEG) para leitura das ondas neurais dos indivíduos, visando gerar in- formações para melhorar os algoritmos de recomendação. Dessa forma, espera- se recomendações mais acuradas e eficazes.
Keywords: Recomendação de Conteúdos, Interfaces Cérebro Máquina, Sistemas Sob Demanda.
Gabriel Faria, Telmo Silva, Jorge Abreu
Resumo. Os desenvolvimentos constantes da tecnologia dão regularmente origem a novos paradigmas de interação com os meios digitais e com os artefactos tecnológicos que o ser humano tem diariamente ao seu dispor. A televisão (TV), por exemplo, que nos seus primórdios possuía um tipo de interação que se caracterizava por ser acentuadamente passivo e quase inexistente, veio, gradualmente, a tornar-se num meio interativo que permite, para além da típica visualização de conteúdos, o acesso a outros serviços e aplicações.
Concomitantemente, também os assistentes pessoais (APs) se têm desenvolvido, permitindo, atualmente, um tipo de interação seamless, adotando nalguns casos comportamentos proativos que, tendo em conta as características do utilizador, anteveem ações que lhes são uteis.
Os desenvolvimentos referidos abrem uma janela de oportunidade para a conceptualização e desenvolvimento de soluções que conjuguem os dois meios, nomeadamente, através da integração de um AP proativo no contexto do ecosistema televisivo, que alavanque a experiência do utilizador para novos níveis dando suporte a atividades do nosso quotidiano.
Neste artigo são descritos os resultados de um questionário acerca dos hábitos das pessoas em termos do consumo de TV, das necessidades de mobilidade e da organização da agenda pessoal, no sentido de se tentar compreender até que ponto um serviço proativo de gestão de agenda pessoal para o ecossistema televisivo será aceite e desejado pelos utilizadores. Futuramente, os resultados do questionário sustentarão o processo de desenho e avaliação de um protótipo do serviço.
Palavras-chave: Assistente Pessoal, Proatividade, Ecossistema Televisivo e Questionário de Caracterização.
Rita Oliveira, Alcina Maria Prata, José Miranda
Abstract. A service or product when is launched on the market has, in most cases, the intention to reach as many consumers as possible. Any service or product designed for a specific niche will be an economical bet with a higher risk. This fact is even more critical in services such as Television (TV), since it aims to reach the masses. However, there are some information and communication technologies addressed to TV that allow a better viewing experience of people with visual impairment. These technologies are mainly focus on reading electronic text, auxiliary audio and audio description (AD). In this paper, a state of the art survey is made to identify types of TV solutions target to visually im- paired users. Based on the analysis of the survey, an independent TV solution that brings together known technologies with new features targeted to visually impaired viewers is suggested and its requirements are identified.
Keywords: Television, Visual Impairment, Accessibility, TV system.